Detalhes do Curso

Inscrições finalizadas (Clique aqui para ser avisado quando abrirmos a próxima turma)

Objetivo e Justificativa

O curso Reforço de aterros sobre solos moles com geossintéticos trata de aterros reforçados com foco principalmente em uso de fundação do tipo colunas granulares encamisadas com geossintéticos (colunas GEC). Serão abordados métodos de dimensionamento, previsão de recalques e curvas recalque versus tempo.

Público-Alvo

Jovens engenheiros às voltas com esse tema, profissionais que atuam com projetos na área de infraestrutura e interessados na área.

Pré-Requisitos

Para aproveitar este curso ao máximo, recomendamos que o participante tenha uma formação básica em Geotecnia, compatível com a oferecida nos cursos de Engenharia Civil.

Carga Horária

24h

Programa

14 a 23 de agosto
Como construir sobre argila mole e acelerar os recalques

O objetivo deste módulo é planejar as investigações de campo e laboratório necessárias e discutir qualitativamente qual método construtivo parece mais adequada para um caso relacionado a uma rodovia na região do Complexo Lagunar de Jacarepaguá.

24 de agosto a 4 de setembro
Estabilidade de aterros reforçados

A questão articuladora deste módulo será a mesma seção transversal analisada no Módulo 1, devendo-se então selecionar o reforço de geossintético necessário com base em uma avaliação simples de estabilidade, complementada com uso de programas, mas analisando-se em particular a questão da real mobilização da tração do reforço com base nos parâmetros disponíveis.

22/8 | Work meeting com Marcio Almeida e Mario Riccio (a confirmar)

 

29 de agosto a 11 de setembro
Melhoria de solos moles com colunas granulares encamisadas

Seguindo análise do caso apresentado no módulo 1, fornecidos parâmetros complementares relacionados à coluna, deve-se estimar o espaçamento destas para atingir a estabilização dos recalques antes da rodovia entrar em serviço.

5 a 14 de setembro
Talk exclusivo com Eng. Cristina Schmidt (Huesker)

Inscritos neste curso têm ingresso VIP neste Talk.

Sobre a palestrante

MSc. Eng. Cristina F. Schmidt é engenheira civil formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1995, com mestrado em Mecânica dos Solos e Fundações pela mesma instituição. Possui experiência de 20 anos em projetos e consultoria geotécnica e trabalha desde 2008 na Huesker, onde atualmente é Gerente de Engenharia. Membro da diretoria do Núcleo São Paulo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) nas gestões 2013/2014 e 2015/2016.

15 a 25 de setembro
Trabalho final

O módulo 4 será dedicado à solução de um problema proposto, com uma work meeting para esclarecimento de dúvidas e discussão dos trabalhos. Alternativamente, o participante poderá resolver um problema profissional do trabalho se este couber no escopo do curso.

18/9 | Work meeting com Marcio Almeida e Mario Riccio (a confirmar)

Investimento

R$ 690,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Material de Consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, eBook* do livro Aterros sobre solos moles: projeto e desempenho – 2ª edição, do Autor-Consultor em coautoria com Maria Esther Soares Marques, links para artigos e informações de interesse.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail cursosautorais@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou dos Cursos Autorais Ofitexto; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Aterros sobre solos moles: projeto e desempenho, publicado pela Oficina de Textos.

Modalidade: Networking

Este curso é 100% on-line e síncrono. Isso significa que ele depende da formação de turma e possui programação com datas definidas para as atividades.

O curso é dividido em 4 módulos que incentivam a co-construção do conhecimento. Você terá mais de uma semana para cumprir as tarefas de cada módulo. Ao todo, você concluirá o curso junto com a turma em 1 mês e meio.

A carga horária total do curso é de 24h. Prevemos 5h de dedicação por módulo para ter um aproveitamento mínimo do curso.

Nesse curso, você terá acesso a:

*plataforma magiZ (ambiente virtual de aprendizagem);

*conteúdo teórico em eBook (Aterros sobre solos moles: projeto e desempenho – 2ª edição);

*webinar exclusivo da Huesker sobre aplicações de geossintéticos

*work meeting on-line ao vivo com o Prof. Marcio Almeida.

Para mais detalhes sobre o funcionamento do curso, acesse Como funciona.

Patrocínio

logo_huesker

Autor-Consultor: Márcio Almeida

É doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Cambridge (1984). Desde 1994 é professor titular da Coppe/UFRJ. Conquistou dois prêmios da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS): José Machado (1992) e Terzaghi (1998). É Pesquisador IA do CNPq. Foi coordenador do Programa de Engenharia Civil e da Área Interdisciplinar de Engenharia Ambiental da Coppe. Coordena, desde 1998, o MBA “Pós-Graduação em Meio Ambiente” da Coppe. Proferiu a Coulomb Lecture de 2015. É coautor do livro Aterros sobre solos moles: projeto e desempenho, publicado pela Oficina de Textos.

Professor-assistente: Mario Vicente Riccio Filho

É doutor em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2007) e professor adjunto do curso de Engenharia Civil da UFJF. Em 2008 obteve o prêmio Dirceu de Alencar Velloso relativo ao triênio de 2005 a 2007. Atuou em empresas de consultoria em Engenharia Geotécnica por 5 anos. Trabalhou em pesquisas, consultorias e projetos de 2009 a 2015 na COPPE/UFRJ como parte do estágio de pós-doutoramento.

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.

Acesse o conteúdo gratuito! Cadastre-se

Nesta área exclusiva, você tem acesso a um conteúdo gratuito relacionado ao tema desse curso!

Caso você já tenha se cadastrado, preencha os dados abaixo:

Esqueceu sua senha?