Detalhes do Curso

Inscrições Abertas! (Clique aqui para se inscrever)

Objetivo e Justificativa

Projetar um pátio de estocagem com suas pilhas, transportar, depositar e retomar minérios e concentrados são atividades que exigem uma sólida experiência para obterem sucesso – raramente se aprendem na escola. O curso Estocagem de materiais granulares em pilha: na mineração, na siderurgia e no porto trata do manuseio desde a mina até o porto e dos equipamentos utilizados: transportadores de correia, empilhadeiras e retomadoras. Revisará também os desenvolvimentos recentes e os novos equipamentos.

Público-Alvo

Este curso é primordialmente dirigido para engenheiros e profissionais atuantes na área de mineração, de usinas siderúrgicas, de portos e a todos os que trabalham em pátios de estocagem.

Carga Horária

24h

Programa

TCs e novos equipamentos vencendo limitações

O estudo aborda os aspectos de engenharia de processo, isto é, a correta utilização do equipamento.

Pontos a serem trabalhados:

*Projeto correto de instalações de transportadores de correia – vantagens e limitações

*Problemas operacionais

*Novos desenvolvimentos

Equipamentos para estocagem em pilhas e retomada

As normas ISO 9000 usam o conceito de garantia de qualidade, isto é, não basta controlar a qualidade do concentrado vendido, mas é preciso garantir e manter essa qualidade constante ao longo de toda a vida útil da mina. Nesse sentido, o pátio de minério, além da função de estocar, deve prever as funções de blendagem e de homogeneização do lote.

Pontos a serem trabalhados:

*Conceitos de estocagem, blendagem e homogeneização

*Equipamentos disponíveis no mercado

Controle dos problemas ambientais no empilhamento

A estocagem em pilhas pode apresentar os seguintes problemas: morto, poeiras, segregação granulométrica, degradação granulométrica, contaminação das águas de superfície e subterrâneas.

Pontos a serem trabalhados:

*Maneiras de enfrentar e controlar esses problemas

Prática operacional e projeto de pátios de estocagem

A estocagem de carvões é muito complicada e incêndios em pilhas de carvão são frequentes.

Pontos a serem trabalhados:

*Problemas na estocagem de carvão

*Maneiras de enfrentar esse problema

*Métodos de empilhamento e de retomada – vantagens e desvantagens de cada um

*Projeto de pátios.

Projeto do pátio

Será proposto um projeto que consolide a apropriação do conhecimento pelo participante. Quem desejar, pode apresentar seu caso profissional para desenvolver, a ser proposto e aceito pelo Autor-Consultor.

Investimento

R$ 790,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Material de Consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, elaborados pelo Autor-consultor; eBook* do livro Teoria e Prática do Tratamento de Minérios, volume 5  – manuseio de sólidos granulados, também de autoria do Prof. Arthur Pinto Chaves e links para artigos.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail cursosautorais@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou dos Cursos Autorais Ofitexto; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Teoria e Prática do Tratamento de Minérios (volume 5 – manuseio de sólidos granulados), publicado pela Oficina de Textos.

Modalidade: ILearn

Este curso é 100% on-line e assíncrono. Você pode começar a estudar logo depois de se inscrever!

O curso é dividido em 4 módulos que incentivam seu aprendizado na prática.

A carga horária total do curso é de 20h e você pode concluí-lo em até 3 meses. Você define seu ritmo de aprendizagem e segue o curso autonomamente.

Neste curso, você terá acesso a:

*plataforma magiZ (ambiente virtual de aprendizagem);

*conteúdo teórico em eBook (Teoria e Prática do Tratamento de Minérios, volume 5  – manuseio de sólidos granulados);

*professor para tirar dúvidas (dependendo da disponibilidade, o auxílio às dúvidas e a correção dos trabalhos poderão ser realizados pelo autor-consultor ou pelo professor assistente do curso).

Para mais detalhes sobre o funcionamento do curso, acesse Como funciona.

Autor-Consultor: Arthur Pinto Chaves

Com excepcional experiência prática, foi gerente de processos minerais na Paulo Abib Engenharia, gerente de planejamento e desenvolvimento das Empresas Brumadinho e gerente de operações e mercado da Promon Engenharia, além de consultor. É professor titular da Escola Politécnica da USP (EPUSP), onde colabora em ensino e pesquisa no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Engenheiro metalurgista pela EPUSP, instituição pela qual obteve também os graus de mestre, doutor e livre-docente. Autor de uma coleção de seis livros sobre Tratamento de Minérios, publicada pela Oficina de Textos, que são utilizados em todos os cursos de Engenharia de Minas do Brasil, da Argentina e dos países africanos de língua portuguesa.

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.