Detalhes do Curso

Inscrições Abertas! (Clique aqui para se inscrever)

Objetivo e Justificativa

É virtualmente impossível passar um dia sem ser exposto a imagens de satélite nas mídias. Na previsão do tempo, na cobertura de guerras, no desmatamento da Amazônia e assim por diante. As possibilidades de utilização de imagens de satélite no âmbito profissional, acadêmico ou didático são múltiplas: vale a pena conhecer e usar. No curso Uso de imagens de satélite passo a passo, o participante será capacitado a interpretar imagens de satélite, conhecer suas aplicações e gerar um mapa temático, a partir da aquisição, do processamento e da interpretação de imagens.


Público-Alvo

O curso Uso de imagens de satélite passo a passo é dirigido para profissionais de toda e qualquer área que queiram usar esse conhecimento em suas atividades, estudantes de pós-graduação, e professores de ensino fundamental, médio ou superior que pretendam usar como recurso didático.

Pré-Requisitos

Não é necessário conhecimento anterior em sensoriamento remoto.

Carga Horária

24h

Programa

Conceitos básicos e como explorar imagens de satélite.

Conceitos básicos de Sensoriamento Remoto: radiação eletromagnética e sua interação com a superfície terrestre, sensores e satélites, interpretação de imagens de satélite (elementos e chaves de interpretação), além de exemplos da aplicação desse tipo de dados (no ensino e estudo de ambientes e fenômenos terrestres).

Como processar imagens com o Spring – Parte 1

Como adquirir o software Spring, o Banco Atlas Brasil, os dados do projeto TOPODATA e imagens de satélite. Como processar esses dados com o Spring: criar banco de dados, projeto e plano de informação; importar e recortar imagens; gerar mosaico.

Como processar imagens com o Spring – Parte 2

Aplicar técnicas de realce e fusão de imagens; gerar imagem relevo e imagem 3D (imagem relevo + imagem Landsat); segmentar e classificar imagens, por processo manual e automático; georreferenciar.

Gerando mapa temático.

Como gerar um mapa final de cobertura e uso da Terra com legenda; como editar o mapa de cobertura e uso da Terra; calcular a área das classes. A área de aplicação é a mesma utilizada nos Módulos 2 e 3, nas atividades de processamento de imagens. Entretanto, ela poderá ser substituída por uma área geográfica de interesse do participante. O mapa a ser gerado é simples (poucas classes), uma vez que o importante nesta etapa não é o resultado em si, mas aprender o procedimento.

Investimento

R$ 650,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Material de Consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, eBook* do livro Iniciação em sensoriamento remoto – 3ª edição da Autora-Consultora, links para artigos e informações de interesse, links para obter software, banco de dados e imagens de satélite, tutoriais com o passo a passo para uso do Spring.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail cursosautorais@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou dos Cursos Autorais Ofitexto; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Iniciação em sensoriamento remoto, publicado pela Oficina de Textos.

 

Modalidade: ILearn

Este curso é 100% on-line e assíncrono. Você pode começar a estudar logo depois de se inscrever!

O curso é dividido em 4 módulos que incentivam seu aprendizado na prática.

A carga horária total do curso é de 20h e você pode concluí-lo em até 3 meses. Você define seu ritmo de aprendizagem e segue o curso autonomamente.

Neste curso, você terá acesso a:

*plataforma magiZ (ambiente virtual de aprendizagem);

*conteúdo teórico em eBook (Iniciação em sensoriamento remoto – 3ª edição);

*acesso a professor assistente para tirar dúvidas.

Para mais detalhes sobre o funcionamento do curso, acesse Como funciona.

Autora-Consultora: Teresa Gallotti Florenzano

Pesquisadora e docente na Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É graduada e doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Autora do livro Iniciação em Sensoriamento Remoto, publicado pela Oficina de Textos.

Professora-assistente: Suely Franco Siqueira Lima

Graduada em Biologia e Pedagogia, com especialização em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica, mestre em Ciências Ambientais e doutora em Geografia pela Unicamp. Formadora e professora de cursos de sensoriamento remoto ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.