Detalhes do Curso

Inscrições Abertas! (Clique aqui para se inscrever)

Objetivo e Justificativa

O curso Geomorfologia prática visa capacitar o participante na obtenção de variáveis morfométricas (altitude, declividade, curvatura horizontal e vertical), feições (de erosão, drenagem, lineamentos, curvas de nível) e unidades de relevo a partir do processamento e interpretação de imagens de satélite e dados topográficos.


Público-Alvo

Embora o relevo seja o objeto de estudo da Geomorfologia e de interesse principalmente dos cartógrafos, geógrafos e geólogos, seu conhecimento tem grande importância também para outras ciências, como Pedologia, Hidrologia, Engenharia civil, Engenharia ambiental, Agronomia, etc. Assim sendo, o curso é voltado para profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Pré-Requisitos

Para acompanhar este curso, é necessário ter feito o curso “Uso de imagens de satélite passo a passo” ou ter conhecimentos equivalentes.

Programa

Conceitos e aquisição de material

No módulo inicial, será feita uma revisão de conceitos básicos de Geomorfologia e Sensoriamento Remoto, além da aquisição de dados de satélite e softwares de processamento de imagens e SIG (Spring e TerraHidro). Vamos aproveitar esta etapa também para preparar os dados, criando o projeto e os planos de informação no Spring.

Processamento de imagem Landsat

Este módulo será dedicado à aplicação de técnicas de realce (ampliação linear de contraste, filtragem, operações aritméticas e componentes principais), fusão (transformação IHS) e classificação (manual e automática) de imagens, visando à extração de feições (de erosão, drenagem, lineamentos, curvas de nível) e contatos de unidades de litologia, relevo e solos.

Processamento de dados topográficos

Neste módulo, vamos trabalhar com o processamento e análise de variáveis morfométricas (altitude, declividade, curvatura horizontal e vertical), obtidas a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDE), gerador de dados de satélite; a geração automática de classes e cartas hipsómetricas, de declividade e curvaturas verticais e horizontais; a geração de relevo sombreado e imagens em 3D; a geração automática de drenagem e bacia hidrográfica.

Aplicação do conhecimento adquirido

Nesta última etapa, com base no conhecimento adquirido nos módulos 1 a 3, o participante fará uma aplicação no tema e na área geográfica de seu interesse. Assim, por exemplo, ele pode escolher gerar uma carta (de declividade, de unidades de relevo ou de App de drenagem etc.); a drenagem e o limite de uma bacia hidrográfica; entre outras aplicações.

Investimento

R$ 750,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Material de Consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, eBook* do livro Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais da Autora-Consultora, dados de satélite (imagens Landsat 7 ou 8) e dados topográficos do Banco de dados geomorfométricos do projeto Topodata e MDE-SRTM, softwares livres (SPRING e TerraHidro) e informações de interesse.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail cursosautorais@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou dos Cursos Autorais Ofitexto; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais, publicado pela Oficina de Textos.

Modalidade: ILearn

Este curso é 100% on-line e assíncrono. Você pode começar a estudar logo depois de se inscrever!

O curso é dividido em 4 módulos que incentivam seu aprendizado na prática.

A carga horária total do curso é de 20h e você pode concluí-lo em até 3 meses. Você define seu ritmo de aprendizagem e segue o curso autonomamente.

Neste curso, você terá acesso a:

*plataforma magiZ (ambiente virtual de aprendizagem);

*conteúdo teórico em eBook (Iniciação em sensoriamento remoto – 3ª edição);

*acesso a professor assistente para tirar dúvidas.

Para mais detalhes sobre o funcionamento do curso, acesse Como funciona.

Autora-Consultora: Teresa Gallotti Florenzano

Pesquisadora e docente na Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É graduada e doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Autora do livro Iniciação em Sensoriamento Remoto, publicado pela Oficina de Textos.

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.

Acesse o conteúdo gratuito! Cadastre-se

Nesta área exclusiva, você tem acesso a um conteúdo gratuito relacionado ao tema desse curso!

Caso você já tenha se cadastrado, preencha os dados abaixo:

Esqueceu sua senha?