Detalhes do Curso

Inscrições finalizadas (Clique aqui para ser avisado quando abrirmos a próxima turma)

Objetivo e Justificativa

O curso Arquitetura escolar – o projeto do ambiente de ensino visa estimular a discussão sobre importantes temas relacionados ao processo de projeto da arquitetura escolar, promovendo uma aprofundada reflexão sobre o entendimento do papel do edifício como atuante na melhoria da educação. São apresentadas ideias práticas e aplicáveis aos processos de projeto dos profissionais da área, discutindo exemplos nacionais e internacionais de novos projetos de escolas que possam servir de referência aos próximos projetos de escolas de ensino fundamental e médio.

Público-Alvo

O curso é destinado a jovens profissionais de Arquitetura, Engenharia e Educação, ou a profissionais experientes que queiram se aprofundar no tema em questão ou ampliar seu conhecimento sobre arquitetura escolar.

Carga Horária

24h

Programa

As relações entre a qualidade da educação e o ambiente construído
  • As relações entre a pedagogia e os espaços físicos da escola
  • O comportamento humano no ambiente construído
  • Panorama da arquitetura escolar
A arquitetura do ambiente Escolar
  • O conforto ambiental e a arquitetura bioclimática nas escolas
  • Parâmetros de Projeto para uma Arquitetura Escolar de Qualidade
  • O edifício que ensina

(a confirmar) | Work meeting on-line

Processo do projeto escolar: princípios e desafios
  • O processo de projeto escolar e a etapa de análise
  • Fase de Análise: programa arquitetônico e processo participativo
  • Fase de Síntese das Ideias
  • Avaliação de Projetos
Trabalho final: Avaliando um projeto

Sugere-se a escolha de um projeto escolar de referência, que possua elementos discutidos nas aulas anteriores para análise e avaliação pelo participante. Pode ser utilizada para avaliação qualquer uma das metodologias apresentadas nas aulas. Após essa avaliação, solicita-se uma análise do participante sobre o projeto, com a sua própria metodologia de análise de projetos.

(a confirmar) | Work meeting on-line final

Investimento

R$ 825,00

Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito!

Material de Consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, capítulos do eBook* Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino, da Autora-Consultora, links e informações de interesse.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail cursosautorais@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou dos Cursos Autorais Ofitexto; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino, publicado pela Oficina de Textos.

Modalidade: Networking

Este curso é 100% on-line e síncrono. Isso significa que ele depende da formação de turma e possui programação com datas definidas para as atividades.

O curso é dividido em 4 módulos que incentivam a co-construção do conhecimento. Você terá mais de uma semana para cumprir as tarefas de cada módulo. Ao todo, você concluirá o curso junto com a turma em 1 mês e meio.

A carga horária total do curso é de 24h. Prevemos 6h de dedicação por módulo para ter um aproveitamento mínimo do curso.

Nesse curso, você terá acesso a:

*plataforma magiZ (ambiente virtual de aprendizagem);

*conteúdo teórico em eBook (Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino);

Para mais detalhes sobre o funcionamento do curso, acesse Como funciona.

Autor-Consultor: Doris K. Kowaltowski

Arquiteta pela Universidade de Melbourne (Austrália), mestre e doutora em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). Atualmente é professora titular da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pela FEC-Unicamp, foi coordenadora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e diretora associada. É também membro da Coordenação da Área de Arquitetura e Urbanismo da Fapesp e líder de grupo de pesquisa (Metodologia de Projeto em Arquitetura) do CNPq e do grupo de trabalho Qualidade do Projeto da Antac. É autora dos livros, Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de Ensino e O processo de projeto em Arquitetura, ambos publicados pela Oficina de Textos.

Professora-assistente: Marcella Savioli Deliberador

Arquiteta e urbanista pela Universidade Estadual de Campinas (2006), onde também se formou mestra em Engenharia Civil, na área de Arquitetura e Construção (2010), e doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade na Área de Metodologia de Projetos (2016). Em seu projeto de doutorado desenvolveu um jogo de apoio à etapa do programa arquitetônico chamado Baralho da Escola - Desembaralhando a Arquitetura Escolar. Sua área de pesquisa principal é relacionada à arquitetura escolar, ao programa arquitetônico e ao processo de projeto. Atuou como docente no programa de estágio docente da Universidade Estadual de Campinas em 2013, 2014 e 2015.

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.

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