Detalhes do Curso

Abertura das Inscrições: 01/08/2016 (Clique aqui para ser avisado quando abrirmos as inscrições)

Objetivo e Justificativa

Imagens de satélite podem ser usadas para confecção de mapas, um uso tradicional. Mas há aplicações mais complexas como estimar a quantidade de sedimentos em um rio ou a quantidade de biomassa aérea de uma floresta. Para aplicações dessa natureza é necessário saber transformar os números digitais, presentes junto às imagens de satélite, em grandezas físicas. O curso Conversão de imagens de satélite em grandezas físicas objetiva capacitar o participante a realizar essas conversões.

Público-Alvo

O curso Conversão de imagens de satélite em grandezas físicas é dirigido principalmente a profissionais atuantes na academia (institutos de pesquisa e universidades) e na iniciativa privada envolvidos com estudos dos recursos naturais mediante o emprego de técnicas de sensoriamento remoto.

Pré-Requisitos

Para aproveitar este curso ao máximo, o participante deve ter realizado o curso Uso de imagens de satélite passo a passo OU ter conhecimentos prévios de processamento de imagens e de geoprocessamento.

Carga Horária

24h

Programa

2 a 11 de outubro
Módulo 1 | Origem do número digital (ND) e a conversão para reflectância aparente

Aqui serão apresentados alguns conceitos fundamentais intrínsecos à geração das imagens orbitais, sempre procurando explorar a intuição dos participantes. Ênfase será dada à relação entre o Número Digital (ND) e a radiância efetivamente medida pelo sensor (radiância aparente). Serão discutidos também os princípios que regem a conversão dos NDs em valores de reflectância aparente.

10 de outubro (a confirmar) | 18h30 – 19h30 | Work meeting 1

13 a 23 de outubro
Módulo 2 | Convertendo valores de reflectância aparente em valores de reflectância de superfície

Aqui serão apresentados dois métodos tradicionais de conversão de valores de reflectância aparente em valores de reflectância de superfície, via correção atmosférica. Um deles inclui a aplicação da técnica do pixel escuro e a outra a aplicação de modelos de transferência radiativa.

19 de outubro (a confirmar) | 18h30 – 19h30 | Work meeting 2

24 de outubro a 3 de novembro
Módulo 3 | Prática: ND -> reflectância aparente e reflectância aparente -> reflectância de superfície

Este módulo será inteiramente dedicado à execução (prática) das conversões discutidas nos dois módulos anteriores. Para tanto, serão fornecidos aos participantes um banco de dados para processamento no aplicativo SPRING e todos os programas e planilhas eletrônicas para que sejam executadas as conversões em questão. Um programa de correção atmosférica (6S) será também fornecido para conversão dos valores de reflectância aparente em reflectância de superfície. Os resultados serão avaliados pelos participantes em conjunto com o professor-consultor mediante o envio de tarefas e da discussão em work meeting.

31 de outubro (a confirmar) | 18h30 – 19h30 | Work meeting 2

6 a 14 de novembro
Módulo 4 | Normalização radiométrica

Mesmo após a correção atmosférica e a consequente conversão dos valores de reflectância aparente em reflectância de superfície de uma série temporal de imagens orbitais de um mesmo sensor ou de sensores diferentes ao longo do tempo, persiste alguma inconsistência espectral de objetos. A normalização radiométrica surge então como alternativa para minimizar essa inconsistência. Serão apresentados exercícios práticos para a aplicação dessa normalização, bem como será enfatizado como proceder para avaliar a eficácia dos resultados alcançados. Ao final deste módulo os participantes serão encorajados a propor aplicação de tudo o que foi visto no curso em dados de seu interesse.

13 de novembro (a confirmar) | 18h30 – 19h30 | Work meeting 4 (encerramento)

Investimento

R$ 850,00

(Parcele em até 10x sem juros no cartão de crédito)

Material de Consulta

Roteiro de estudo para cada módulo acompanhado de minivídeos, capítulos do eBook* Calibração de sensores orbitais, do Autor-Consultor, links para artigos, cases e informações de interesse.

*Observação: Caso tenha interesse em adquirir a versão impressa dessa obra, oferecemos 20% de desconto na compra do livro. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail cursosautorais@ofitexto.com.br informando seu interesse que seguiremos com seu atendimento. Promoção não cumulativa com outras da Editora Oficina de Textos ou dos Cursos Autorais Ofitexto; desconto oferecido exclusivamente para inscritos neste curso para compra do livro Calibração de sensores orbitais, publicado pela Oficina de Textos.

Modalidade: Networking

Este curso é 100% on-line e síncrono. Isso significa que ele depende da formação de turma e possui programação com datas definidas para as atividades.

O curso é dividido em 4 módulos que incentivam a co-construção do conhecimento. Você terá mais de uma semana para cumprir as tarefas de cada módulo. Ao todo, você concluirá o curso junto com a turma em 1 mês e meio.

A carga horária total do curso é de 24h. Prevemos 6h de dedicação por módulo para ter um aproveitamento mínimo do curso.

Nesse curso, você terá acesso a:

*plataforma magiZ (ambiente virtual de aprendizagem);

*conteúdo teórico: eBook Calibração de sensores orbitais, do autor-consultor;

*work meeting on-line ao vivo com o Prof. Flávio Jorge Ponzoni.

Para mais detalhes sobre o funcionamento do curso, acesse Como funciona.

Autor-consultor: Flávio Jorge Ponzoni

Flávio Jorge Ponzoni é engenheiro florestal com mestrado e doutorado em Ciências Florestais e pós-doutorado em Calibração Absoluta de Sensores Orbitais. Atua como pesquisador titular III na Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Coautor dos livros Calibração de sensores orbitais e Sensoriamento remoto da vegetação, publicados pela Oficina de Textos.

Pós-curso

Por seis meses após o encerramento do curso, o material estará disponível para consultas dos seus participantes.

Acesse o conteúdo gratuito! Cadastre-se

Nesta área exclusiva, você tem acesso a um conteúdo gratuito relacionado ao tema desse curso!

Caso você já tenha se cadastrado, preencha os dados abaixo:

Esqueceu sua senha?